sábado, 25 de outubro de 2008

Algumas doenças do Sistema Urinário

Proteínuria – Albuminúria
Presença de proteínas no sangue. O caso mais frequente é o da albumina. Este fenômeno indica que há uma permeabilidade excessiva nos glomérulos. Quando os valores de concentração de proteína na urina são acima do normal mas abaixo de determinadas concentrações considera-se a doença como microproteínuria.
Hematúria
Não é propriamente uma doença mas sim uma manifestação que poderá ter várias origens. Caracteriza-se pela cor avermelhada da urina, sendo na maior parte dos casos devida à presença de sangue.
Cistites
Infecções na bexiga que provocam dificuldade na micção e ao mesmo tempo uma maior necessidade de urinar. Em casos muito graves esta doença pode originar úlceras na bexiga.
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Doença que se caracteriza pelo aumento da próstata levando ao bloqueio da uretra. Este bloqueio pode ser parcial ou em casos mais graves, total. Este bloqueio torna difícil a micção podendo levar a problemas de infecção da uretra.
Litíase ou cálculo urinário
Problema renal que provoca a acumulação de resíduos formando pequenas “pedras”. Estas pedras podem tomar proporções tais que têm que ser removidas cirurgicamente. Normalmente estas pedras são expelidas podendo provocar cólicas muito dolorosas ao passarem pelos ureteres.
Infecções do tracto urinário
Este tipo de infecções é provocado por bactérias que muitas vezes habitam no intestino onde não provocam qualquer problema. Contudo quando estas são transportadas para bexiga ou mesmo os rins, podem causar problemas graves. Dado o sexo feminino possuir uma uretra de menor comprimento, está mais vulnerável a este tipo de infecções. Além das bactérias intestinais podem surgir outros tipos de infecções provocadas por vírus ou outros agentes que debilitem o sistema imunitário de tal forma que os produtos tóxicos resultantes sejam nocivos aos rins.
Enurese
Problema que afeta as crianças por volta dos cinco anos. Caracteriza-se por perda de urina quer diurna como noturna. É considerada um sintoma e não uma doença. Este problema pode estar associado a um subdesenvolvimento do diafragma pélvico levando à perda incontrolada de urina.
Insuficiência Renal Aguda
É causada por uma agressão repentina ao rim, por falta de sangue ou pressão para formar urina ou obstrução aguda da via urinária. Pode estar associado a problemas circulatórios ou problemas no controle da pressão glomerular. A principal característica é a total ou parcial ausência de urina.
Insuficiência Renal Crónica
Estado em que o rim perdeu todas as suas capacidades funcionais. Pode ter inúmeras causas, desde infecções a acidentes vasculares. Nesta situação podem ocorrer problemas como anemia, hipertensão arterial, acumulação de ureia… Normalmente os doentes nesta situação necessitam recorrer à hemodiálise para sobreviver.
Nefropatias Tóxicas e não tóxicas
São causadas por tóxicos, agentes físicos, químicos e drogas. Podem originar outros problemas e em situações de sobre-dosagem podem causar insuficiência renal e certos tipos de cancro. Alguns sintomas de situações como esta são aumentos de concentrações de sais na urina e de outras substâncias que não deveriam ser excretadas em tão elevada concentração.
Doenças congênitas e hereditárias
Além das doenças anteriormente referidas, consideram-se também mutações e malformações quer por problemas durante a gestação ou por erros genéticos. Exemplos destas doenças são:
Hidronefrose
Doença em que o volume da pélvis renal aumenta para conseguir albergar uma maior quantidade de líquido. Pode ser provocada por uma má formação do uréter ou por infecções que levam a que a capacidade de transporte do uréter seja diminuída.
Ureterohidronefrose
Tem o mesmo tipo de comportamento que a doença anterior, contudo nesta o aumento de volume ocorre nos ureteres e não no rim.
Estenose
Esta doença caracteriza-se como um estreitamento de um canal, podendo atingir qualquer estrutura tubular no nosso organismo. No caso do sistema urinário, esta doença pode atingir os ureteres ou a uretra. O efeito provocado por esta doença é semelhante à HPB e pode levar ao aparecimento de Hidronefrose e Ureterohidronefrose.
Artresia
Tal como a estenose esta doença também é caracterizada por um estreitamento de um canal, contudo nesta doença o estreitamento é provocado por uma má formação.
Cancro
O cancro é hoje em dia uma das doenças mais temidas e cada vez mais mencionada. O sistema urinário é também alvo deste problema. O cancro pode ocorrer em qualquer corpo celular. No caso do sistema urinário os órgãos mais atingidos são os rins e a bexiga. No sexo masculino o cancro da próstata é também um dos cancros com maior taxa de incidência e que têm uma interferência direta com o sistema urinário podendo provocar HPB. O cancro da bexiga é talvez o de mais fácil abordagem, podendo o órgão ficar funcional mesmo após cirurgia. No caso dos rins o problema é mais complicado, sendo muitas vezes necessário recorrer a transplantes ou a
hemodiálise. Dado ser o rim o órgão responsável pela excreção de substâncias, a quimioterapia é muitas vezes posta de parte ou então conciliada com hemodiálise para que possam ser eliminados os tóxicos resultantes deste tipo de tratamento. Assim o tratamento de cancros nos rins é muito delicado e complicado.

Além destas doenças existem ainda outros problemas associados a perdas de sais tais como Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, entre outros. A este tipo de doenças não se atribuiu nenhum nome específico sendo incluídas no grupo das nefropatias, dado estar subjacente um défice no rendimento ou capacidade dos nefrônios.

19 comentários:

<| YaKuSa |>_--->ten_ethos<---_ disse...

gostei muinto me ajudo bastante no deve de Ciência para sexta-feira (10/05/2013) valleu,xau!!!!

Caroline Soares disse...

Obrigada, ajudou na minha atividade de Biologia, bom e bem explicado.

Unknown disse...

seus otários!hahahahahahaha

Sammya Silva disse...

Otários?
Otário é vc, seu idiota, fica falando dos outros por ai cara, te enxerga,seu besta... _|_ _|_

Unknown disse...

Obg, ajudou muito vlw.

Unknown disse...

Emerson pra vc! Há basicamente dois tipos de advogados: os pilantras bem sucedidos ricos e os pilantras mal sucedidos pobres, que passam a vida em porta de cadeia. Dizem que existem advogados honestos, mas nunca ninguém viu. É como diz o ditado: "Se você faz direito, já começou fazendo errado".

Unknown disse...

>)))*> UU VC E FODA! EMERSON

manoelina1975 disse...

Obrigado

Unknown disse...

Ameii, me ajudou D+♡♥

Anônimo disse...

obrigado ajudou d+ valeu bom sucesso com o blog ;)

leonardo esteves da silva rua b 37 disse...

me ajudou muito obg pelo trabalfo de ciençias do 5 ano obg beijos

Unknown disse...

obrigado me ajudou mito me ajudou no trabalho de biologia
PS: bom sucesso com o blog da próxima vez vou procurar aqui em vez de ficar olhando os livros



Unknown disse...

Gostei daxa pag cm ixo aprend as doença do sistema urinario so falta medicento...Marcelo

Unknown disse...

Obrigado ajudou na minha atividade

Unknown disse...

EMERSON, PRA QUÊ FAZER ISSO?
SE VOCÊ NAO PERCEBEU ISSO FOI BAIXO,
EU ACHO QUE VOCÊ NÃO PENSOU ANTES DE
ESCREVER! PENSA ANTES OK?
E VEJA SEUS ATOS

Unknown disse...

Nossa!! Muito obrigado Emerson ME ajudou muito no meu trabalho do colégio!

Joyce Hillary disse...

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão maior, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

Joyce Hillary disse...

Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas para curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.

AIB FUNDING. disse...

Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.